quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Grupo f/64 e a busca pela "imagem pura"

Não é de hoje que se discute a manipulação de imagens - mais conhecida como "pós-produção". Já em 1932 um grupo de fotógrafos americanos, que entrou para a história como "Grupo f/64" (referência à menor abertura possível para uma lente na época, o que significa uma grande profundidade de campo e o consequente detalhamento da imagem), defendia a tese de que a fotografia não deveria estar presa a conceitos e modismos oriundos de outras artes, como a pintura. Além disso, deveria preservar ao máximo as características das fotos: nitidez, profundidade de campo, foco extremamente preciso, entre outras características que garantiriam à fotografia um realce expressivo dos detalhes. Além disso, a impressão se dava em papel brilhante e acetinado, o que garantiria a preservação do processo fotográfico genuíno.
Entre os integrantes do grupo estavam os fotógrafos Ansel Adams, Edward Weston, Willard Van Dyke e Imogen Cunningham. O manifesto lançado pelo f/64 ajuda a entender um pouco mais da proposta do grupo:


"- O nome do grupo deriva do número do diafragma das lentes fotográficas. Significa que se estendem ao máximo as qualidades de clarividência e definição da imagem fotográfica, que é um elemento importante no trabalho dos membros deste grupo.
- O objetivo principal do grupo é apresentar, em mostras frequentes, o que é considerado o melhor da fotografia contemporânea do Ocidente; além da mostra do trabalho dos membros do grupo, incluirá impressões de outros fotógrafos que evidenciem no seu trabalho tendências similares às do grupo.
- O Grupo F/64 não pretende dominar toda a fotografia ou indicar, através da sua seleção de membros, nenhuma opinião depreciativa de fotógrafos que não estão incluídos na mostra. Existem muitos trabalhadores da fotografia cujo estilo e técnica não estão relacionados com o domínio do grupo.
- O Grupo F/64 limita os seus membros, nomes individuais ou aqueles que lutam para definir a fotografia como uma forma de arte, a uma representação simples e direta através de métodos fotográficos. O Grupo não mostrará nenhum trabalho, em qualquer momento, que não esteja conforme o padrão da "fotografia pura". Os membros do Grupo F/64 acreditam que a fotografia enquanto forma de arte deve desenvolver-se ao longo das linhas definidas pela atualidade e limitações do meio fotográfico e deve manter-se sempre independente das convenções ideológicas da arte e da estética, que são reflexo de um dado período e cultura anteriores ao crescimento técnico da fotografia.
- O Grupo apreciará informação respeitante a qualquer trabalhador sério na área da fotografia que tenha escapado à sua atenção e, por último, é favorável à criação de um fórum de fotografia moderna."

Nenhum comentário:

Postar um comentário